Áreas de Atuação

Administração da Manutenção

Produção e manutenção em um ambiente fabril têm que caminhar juntos, estarem sintonizados para que se obtenha o menor custo possível de produção, melhorando a competitividade e a lucratividade da empresa. A gestão da manutenção tem a função organizar a manutenção, tornando-a eficiente promovendo confiabilidade das máquinas e equipamentos, fazendo com que o PCP tenha segurança em estipular prazos para entrega aos clientes. Este tema visa introduzir os conceitos da PCM Planejamento e controle da manutenção, promover a interpretação da documentação da PCM, exercícios práticos de preenchimento da documentação. Familiarizar o alunos com MTBF e MTTR , interpretação da curva da banheira.

Criação de Instruções e Roteiros de Trabalho

Tem por objetivo auxiliar na elaboração e criação de roteiros de trabalho para atividades cíclicas que de tempos em tempos devem ser repetidos. Desenvolver nos alunos o habito de criar sequências lógicas para a execução de intervenções de manutenção ou desenvolvimento de processos de usinagem.

 

 

 

Bombas Centrífugas

O segundo equipamento mais utilizado nas plantas industriais são as bombas. Por essa razão ter conhecimento sobre este equipamento, saber executar de forma correta sua manutenção é muito importante, para garantir sua eficiência no processo industrial. Conhecer o principio de funcionamento das bombas centrifugas bem como os tipos de bombas e sua nomenclatura. Saber selecionar o tipo adequado de rotor em função da aplicação, saber executar manutenção em bombas engaxetadas e com selos mecânicos. Entender o que é NPSH, cavitação e aeração.

 

Redutores de Velocidade

Redutores de velocidade são máquinas intermediárias encontradas em todas as plantas industriais. Conhece-las e saber realizar ações de instalação, manutenção preventiva e preditiva é de suma importância para o seu perfeito funcionamento e também das máquinas que são acionadas por eles. Conhecer o princípio de funcionamento dos redutores de velocidade bem como os tipos de redutores e sua nomenclatura. Conhecer os tipos de fixação de redutores de velocidade, como nivelar e realizar as inspeções de rotina, relação de transmissão.

 

 

 

Lubrificação Industrial

A maioria dos problemas em máquinas e equipamentos são causados por falhas na lubrificação: excesso de lubrificantes, falta ou lubrificante contaminado, lubrificante errado pode causar danos irreparáveis em máquinas e equipamentos. Com este tema o aluno aprenderá os conceitos de atrito, seus benefícios e danos, tipos de lubrificantes e suas propriedades. Os aditivos e sua importância nos lubrificantes, o que é viscosidade dos óleos e consistência das graxas. Intervalo de relubrificação para rolamentos, quantidade de graxa a ser inserida em um rolamento.

 

 

Alinhamento de Eixos Rotativos

O perfeito alinhamento dos eixos rotativos é de extrema importância para o bom funcionamento das partes girantes das máquinas bem como dos elementos de apoio que suportam os eixos.

Este tema tem o objetivo de levar o aluno a entender os conceitos básicos de alinhamento e a sua importância. Conhecer os tipos de alinhamento e saber como executá-los.

 

Metrologia Dimensional

Conhecer as unidades de medida, conhecer os instrumentos para medição linear e angular é um fator básico para quem atua nas plantas industriais e necessitam realizar medidas. Este tema objetiva mostrar para o aluno a importância da metrologia, seu desenvolvimento ao logo dos séculos, como manusear de forma adequada cada tipo de instrumento. Executar a leitura correta de instrumentos como a escala, o paquímetro, o micrômetro, o relógio comparador. Entender o que é pressão de medição e qual deve ser a sensibilidade correta para a utilização de cada tipos de instrumento bem como a sua conservação.

 

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

A melhor maneira de transmitir melhor a ideia é através do desenho técnico mecânico. Ele transmite de forma precisa as informações necessárias para a confecção de uma peça ou conjunto mecânico e também para quem necessita realizar montagem ou controle de uma peça ou conjunto mecânico. Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a razão e a importância do desenho nas atividades industriais. Conhecer o que é perspectiva isométrica,  projeção ortográfica, cotas de dimensionamento, cortes, Interpretação de desenhos de conjuntos mecânicos, desenhos em corte e também vista explodida de conjuntos mecânicos em manuais e catálogos técnicos de máquinas e equipamentos.

Básico de Mecânica Industrial

Aqueles que atuam no setor metal mecânica para desempenharem suas funções com eficiência necessita de um conjunto de conhecimentos básicos. Este tema objetiva proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais para desenvolvimento de atividades quer seja no setor de usinagem, quer seja na área de manutenção industrial. O aluno desenvolverá conhecimentos sobre metrologia dimensional, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, tecnologia mecânica, parâmetros de corte.

Tecnologia Mecânica

Conhecer as ferramentas que serão utilizadas em determinadas operações, saber utilizá-las da forma correta é imperativo para garantir a integridade e longevidade da ferramenta, bem como garantir a segurança de quem estará utilizando-as, e de quem estiver nas proximidades. Este tema proporcionará ao aluno conhecer ferramentas de corte manuais tais como: brocas, machos, cossinetes, alargadores, rebaixadores, limas. Lâminas de serra, ferramentas de corte para máquina como: machos, ferramentas de aço rápido, carboneto metálico, entre outras. Aprenderá também a utilizar e preparar de forma correta os fluidos de corte minerais, semi-sintéticos e sintéticos.

Parâmetros de Corte

Este conhecimento é fundamental para quem  utilizará  ferramentas  de  corte  quer sejam elas manuais ou para máquinas. A utilização  de  ferramentas  de  corte fora dos parâmetros de corte corretos pode causar problemas como a  quebra da  ferramenta,  queimar  a  aresta  de  corte  ou  quebra-la,  danificar o material que está sendo usinado, entre outros problemas. Este tema oportunizará ao aluno conhecer os parâmetros de corte, selecioná-los em razão do tipo de material a ser usinado, do tipo de ferramenta que se utilizará e também do tipo de operação que será realizada.

Materiais

Este tema é fundamental para quem trabalha com desenvolvimento de produtos, projetos industriais, usinagem, manutenção industrial. O aluno desenvolverá conhecimentos sobre a divisão dos materiais, suas propriedades, dentro dos materiais ferrosos a obtenção do ferro gusa, obtenção do aço, classe dos aços ligados, obtenção do ferro fundido, as classes de ferro fundido; dentro dos materiais não ferrosos, aprenderá sobre a obtenção do alumínio e suas ligas, o cobre e suas ligas; a borracha e suas divisões; os polímeros e suas divisões.

Tratamento Térmico dos Materiais

Somente as propriedades dos materiais não são suficientes para que peças e partes mecânicas que têm movimentos relativos, deslizam-se uma sobre as outras, garantam resistência ao atrito, resistência mecânica. Para cada situação é necessário  um  material  diferente  com  propriedades  específicas. O tratamento térmico dos materiais proporciona propriedades especificas que melhoram suas características de funcionamento, proporcionando maior resistência. Com este tema o aluno adquirirá conhecimento sobre a origem do tratamento térmico, os tipos de tratamento térmico e suas aplicações.

Elementos de Máquina

Tanto no segmento de fabricação de peças e equipamentos, como na manutenção industrial, este conhecimento se  faz  fundamental. Com este tema o aluno desenvolverá conhecimentos sobre os elementos de fixação; parafusos, tipos de rosca e características; porcas arruelas; chavetas; anéis elásticos; polias e correias; correntes; eixos; rolamentos; cabos de aço; utilizar e consultar tabelas.

Ajustes de Rolamentos

Apenas uma pequena porcentagem dos rolamentos fabricados consegue atingir a vida útil projetada para sua duração. São vários fatores que contribuem para que isso não aconteça, entre eles o ajuste inadequado ou incorreto do rolamento tem uma contribuição significativa. Este tema trará ao aluno conhecimento sobre Sistema ISO de tolerância dimensional, permitirá que ele entenda os tipos de ajuste padronizados e como selecionar o ajuste correto em função das características do equipamento onde o rolamento está inserido.

Sistema ISO de Tolerância Dimensional

Uma das maiores deficiências no segmento industrial é a falta de conhecimento sobre este tema ou a pouca importância dispensada a este assunto merece. Este tema trará para o aluno conhecimento sobre o que é tolerância dimensional, afastamentos do campo de tolerância, classes de tolerância, tipos  de ajuste e suas aplicações.

Balanceamento Estático e Dinâmico

Desbalanceamento normalmente trás danos graves que comprometem o funcionamento correto de máquinas e equipamentos, interferem em sua precisão e afetam de forma grave ou irreversível partes dos equipamentos bem como os elementos de máquinas que o compõem. Como exemplo podemos citar os rolamentos, elemento máquina de precisão e extremamente sensível ao excesso de vibração que o desbalanceamento proporciona. Este tema objetiva mostrar ao aluno os danos provocados pelo desbalanceamento, trazer os conceitos de balanceamento estático e balanceamento dinâmico e como executá-los.

Racionalização e Métodos e Processos

A melhoria e racionalização de processos é uma ferramenta altamente importante para eliminação de desperdícios, redução de custos, de tempo e aumento da produtividade  o que   certamente  sustem  a   competitividade  das   empresas. A racionalização de processos ou racionalização das rotinas de trabalho, ou redesenho de processos, é uma técnica que o Administrador utiliza para viabilizar a retomada da propriedade do modo de produção pela empresa. Consiste em criar processos racionais, lógicos e estruturados. Este tema objetiva auxiliar as empresas a detectar gargalos, pontos sensíveis que afetam a qualidade do produto acabado, e implicam em um aumento de custo da produção.

Pneumática e Eletropneumática Industrial

Pneumática está inserido dentro de praticamente todos os processos industrias, pois a automação industrial traz uma série de benefícios ao processo produtivo, pois é um meio limpo de trabalho, favorece a repetibilidade de movimento e rapidez. Sistemas pneumáticos e eletropneumáticos só são eficientes se forem adequadamente dimensionados. Este tema proporcionará ao aluno conhecimentos indispensáveis para quem trabalha com equipamentos e máquinas que possuem acionamentos pneumáticos ou eletropneumáticos e também para quem executa manutenção nestes sistemas. O aluno aprenderá conhecimentos fundamentais sobre a produção do ar comprimido entendendo a diferença entre os principais tipos de compressores, como dimensionar corretamente o compressor em função da demanda de ar comprimido na planta industrial, como deve ser a manutenção preventiva nos principais tipos de compressores. Entenderá a importância do correto tratamento do ar comprimido que foi produzido, como identificar os principais tipos de secadores de ar comprimido e o seu funcionamento, aprenderá a regular o gotejamento de óleo utilizado em sistemas pneumáticos que utilizam lubrificação interna de seus componentes. Conhecerá os principais tipos de purgadores e unidades de conservação utilizados nas redes de ar e também nas  máquinas pneumáticas.  Terá conhecimento sobre a distribuição do ar comprimido, conhecendo os principais materiais empregados nas tubulações da rede principal e secundária, como dimensionar uma rede de ar comprimido. Saberá identificar nos componentes pneumáticos e elétricos a simbologia conforme as normas DIN/ISO, interpretará circuitos pneumáticos e eletropneumáticos e também executará montagem destes circuitos em bancos didáticos.

Hidráulica e Eletrohidráulica Industrial

Quando a pneumática deixa de ser eficiente por causa de sua limitação de  força, falta de precisão nos movimentos, normalmente são empregados sistemas hidráulicos nos processos industriais. Sistemas hidráulicos são eficientes, porém é necessário que aqueles que operam estes sistemas tenham conhecimento sobre eles para não gerarem condição insegura de trabalho para si e para os colegas ao redor onde o sistema hidráulico está instalado. Com este tema o aluno aprenderá conhecimentos fundamentais para operar e interpretar circuitos hidráulicos. Para tanto o aluno terá um breve histórico da hidráulica, aprenderá os princípios físicos da hidráulica, cadeia de comando em sistemas hidráulicos, grupo de acionamento, fluídos hidráulicos, cilindros e motores hidráulicos, válvulas hidráulicas, acumuladores de pressão, simbologia dos elementos hidráulicos conforme norma DIN/ISO, interpretação e montagem de circuitos hidráulicos e eletrohidráulicos

Caldeiraria

Em instalações industrias é bastante comum realizar readequações de layaout, ampliação de setores produtivos o que leva a necessidade de confeccionar tubulações, curvas, Ts, intersecções e derivações em Y, redução de quadrado para redondo, e transições. Este tema permitirá ao aluno conhecer o que é e como fazer planificação, construção de acessórios para montagem de tubulações industriais.

Soldagem

Existem várias possibilidades de realizar a união de peças, as uniões não permanentes e as uniões permanentes. Nas uniões permanentes um método bastante utilizado é a soldagem. Este processo requer do profissional conhecimentos sobre processos de soldagem, materiais, gases, saber escolher o processo mais indicado conforme a necessidade. Com este tema o aluno aprenderá os principais processos de soldagem: eletrodo revestido, MIG/MAG e TIG e também oxicortar materiais.

Desenho Assistido por Computador

Vivemos um tempo em que a informatização dos processos industrias é uma realidade no meio industrial. A criação e desenvolvimento de projetos virtuais, agiliza o processo produtivo, permite a realização de ensaios para identificação de zonas de concentração de esforços em peças, permitindo de forma rápida correções e alterações em tempo real. Este tema visa proporcionar ao aluno aprender a utilizar um Software amigável e bastante utilizado no setor industrial, para que o mesmo consiga criar e desenvolver conjuntos mecânicos, máquinas e equipamentos.

Artigos Recentes

Manutenção Preventiva na Indústria

Maio 21, 2022
Ler mais